Esta pesquisa teve como foco as primeiras mulheres que entraram para a Banda de Música Mestre Nabor Crebilon de Sousa, em Quixadá, Ceará, no ano de 1974. Partindo de experiências pessoais, ligadas ao universo da música instrumental, deu-se início ao trabalho inicial de sondagem documental e de revisão bibliográfica, onde foi possível verificar que antes do ano de 1974 não havia registro de mulheres participando das bandas e escolas de música existentes em Quixadá. Após investigação, foi possível chegar até as mulheres pioneiras na música instrumental da referida cidade e a partir de procedimentos que envolveram entrevistas, questionários, além da coleta e análise de fontes documentais, como livro de ponto e fotografias da banda de música, analisou-se aqui as razões pelas quais as mulheres quixadaense até o ano de 1974 não viam a carreira musical como uma opção profissional, bem como buscamos entender como e em que contexto se deu a entrada das primeiras mulheres na Banda de Música de Quixadá, até a expansão da participação feminina ocorrida a partir da década de 1980. Por fim, foi possível concluir com base na análise das fontes disponíveis que a entrada das primeiras mulheres na Banda de Música de Quixadá ocorreu sem grandes percalços, em um processo colaborativo que contou com a reestruturação da gestão da banda, a colaboração e incentivo das famílias das musicistas e o desejo individual das mulheres de terem uma formação teórico-musical.