RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS PUBLICAS DE QUIXADÁ
Andreza Poscidonio Ferreira (andreza.ferreira@aluno.uece.br)
Vilarin Barbosa Barros (vilarin.barros@uece.br)
Nesta pesquisa em andamento, temos como objeto o atual contexto da educação escolar brasileira e a obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica se dá através da Lei Federal 10.639/03. Primeiramente utilizaremos como suporte teórico uma pesquisa bibliográfica, alem de uma analise documental dos Projetos Político Pedagógico das escolas públicas do município de Quixadá e junto a CREDE 12. Considerando a obrigatoriedade da implementação da Lei 10.639/03; compreendendo o lugar que ocupamos como professores; e mesmo, atentando-nos para os conteúdos das novas diretrizes educacionais e para o próprio Estatuto da Igualdade Racial, quando menciona a necessidade da efetivação da igualdade em nosso país, acreditamos na pertinência de pesquisarmos tal temática nas escolas públicas entre as prescrições jurídicas, os parâmetros, diretrizes e seus usos nas escolas públicas em Quixadá.
Palavras-Chaves: Educação, Etnico-raciais, História.