CONSCIÊNCIA E IMAGINAÇÃO MORAL NOS FILMES ANNA KARENINA (2013), O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (2008) E INVERNO DA ALMA (2011)

KARLA SUYANNE RABELO BARRETO

Co-autores: SANDER CRUZ CASTELO.
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

CONSCIÊNCIA E IMAGINAÇÃO MORAL NOS FILMES ANNA KARENINA (2013), O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (2008) E INVERNO DA ALMA (2011)

Este trabalho é fruto da minha monografia de conclusão da graduação em história. A pesquisa versa sobre o filme como suporte de consciência e imaginação moral.  Nos dois primeiros capítulos, analisa-se a consciência histórica e moral nos filmes Anna Karenina (Joe Wright, ING/2013) e O menino de pijama listrado (Mark Herman, EUA/ 2008). O primeiro filme é uma adaptação do romance homônimo de Liev Tolstói, publicado entre 1873 e 1877, que traz para o centro de sua trama o adultério da personagem-título. O segundo filme aborda o holocausto sob as perspectivas de duas crianças que se tornam amigas, contra todas as expectativas: um, Shmuel, judeu aprisionado num campo de concentração; outro, Bruno, filho de Ralf, oficial que dirige o campo.  No terceiro capítulo, analisa-se a imaginação moral no filme Inverno da Alma (Debra Granik, EUA/2011). A obra cinematográfica é uma produção independente, fruto da adaptação do romance homônimo de Daniel Woodrell, que narra a história de Ree Dolly (Jennifer Lawrence), uma adolescente de 17 anos de idade que sai em busca do pai, Jessup, um foragido da lei que usa a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional, para que ela, seu irmão Sonny (de 12 anos), sua irmã Ashlee (de 6 anos) e sua mãe Connie (com problemas mentais) não a percam. Metodologicamente, faz-se uso dos filmes, de sua fortuna crítica, das obras literárias que os inspiraram e de obras acadêmicas sobre cinema (BAHIANA, 2012), consciência (RÜSEN, 2011) e imaginação moral (KIRK, 2009). Conclui-se que o filme é suporte valioso para se discutir a historicidade e a variedade da consciência e da imaginação moral.

Palavras-chave: Consciência moral. Imaginação moral. Cinema.