LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA E LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

LEOPOLDINA RAMOS DE FREITAS

Co-autores: ANA MARIA PEREIRA LIMA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA E LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

 

Leopoldina Ramos de Freitas

E-mail: Leopoldina_90@hotmail.com

 

 

O livro didático como material de apoio pode ser melhor utilizado para desenvolver multi(letramentos) nos alunos, sobretudo no que diz respeito ao aprimoramento da compreensão leitora de imagens dentro dos textos multimodais. Nesta perspectiva, os textos do livro didático de língua inglesa podem ser utilizados para propiciar o desenvolvimento do letramento multimodal crítico dos alunos. Segundo Callow (2008), o letramento visual é entendido como a habilidade de interpretar informações visualmente apresentadas, baseando-se na premissa de que imagens podem ser lidas e ter seu significado decodificado através do processo de leitura. Desse modo, nossos alunos precisam desenvolver novas habilidades de alfabetização, multiletramentos, a fim de poder entender a variedade de textos que permeiam suas vidas domésticas e escolares. Para isso, Callow desenvolveu o Show me Framework, que tem como objetivo principal desenvolver o letramento multimodal crítico dos alunos, com base na GDV, a partir de perguntas a serem adaptadas pelos professores, por meio das dimensões afetiva, composicional e crítica necessárias para a compreensão leitora multimodal.