O CENTRO LICEAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA: FORMAÇÃO CÍVICA, CULTURAL E DEFESA DOS DIREITOS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL DO CEARÁ.

CAROLINA MARIA ABREU MACIEL

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Resumo:

Os anos 1930, no Brasil, mostra-se como um marco, dentro da História do Movimento Estudantil, tendo sido um período profícuo para o surgimento de importantes entidades representativas dos estudantes brasileiros, como foi a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1937. No Ceará, foi também nesta década que foram fundadas duas entidades de grande relevo para o movimento estudantil cearense, uma delas foi o Centro Liceal de Educação e Cultura (CLEC), objeto de análise neste trabalho. O CLEC, fundado em 1935, foi durante muitos anos uma das agremiações estudantis mais importantes e reconhecidas dentro do estado, pois que seus membros representavam a elite da classe dos estudantes cearenses, aqueles que faziam parte do corpo discente do Colégio Estadual do Ceará (Liceu). Além desse prestígio imanado da instituição de ensino, os liceístas, muitas vezes, faziam parte da diretoria de outras agremiações da categoria, como por exemplo, o Centro Estudantal Cearense (CEC), entidade maior dos estudantes cearenses. Este trabalho tem como objetivo analisar como se deu a criação da entidade, como se organizavam no cotidiano da entidade e, principalmente, como se dava a atuação e formação desses estudantes dentro da agremiação, que trazia como, em sua Carta Magna de fundação, suas principais funções o desenvolvimento do espírito cívico, cultural e social de seus representados. Utilizaremos como fontes de análise deste trabalho documentos oficiais da entidade, jornais publicados em Fortaleza e escritos memorialísticos. Dessa forma, podemos ter um panorama maior da ocupação e atuação política desses estudantes na capital cearense.