Maria Josileuda Pinheiro de Queiroz
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O trabalho propõe-se a analisar as representações de Ensino Técnico no Colégio Estadual Coronel Virgílio Távora em Quixadá, no período de 1971 a 1985. Amparada na Lei 5692/71 que tornou obrigatório o Ensino Técnico nas Escolas de 2º Grau. Dispomo-nos então a analisar como esta modalidade de ensino influenciou na vida dos sujeitos que dele fizeram parte, se houveram contrastes entre o interesse de Governo e dos estudantes daquela instituição. Propõe-se ainda a perceber as condições da própria estrutura física e qualitativa de seus cursos, além de tentar avaliar os impactos destes cursos na vida dessa clientela. Influenciaram positivamente na vida dos estudantes? Nossa fonte principal para este trabalho será a oralidade, mas já temos em mãos diversos documentos que nos ajudarão a pensar e articular essa escrita, são eles: requerimentos, ofícios, relatórios e diários de sala, este último, muito utilizado quando da pesquisa monográfica. Alguns autores que tratam do Ensino Técnico são usados neste trabalho como forma de embasar nosso objeto: Sandra Alves, Heloísa Canali, Laura Franco, Deribaldo Santos. Argumentam que o Ensino profissionalizante tende a atender a interesses de Estado, e contribuem para o aprofundamento dessa pesquisa.