QUILOMBO VEIGA: CULTURA QUILOMBOLA NO SERTÃO DO CEARÁ

EMANUELLY FERREIRA DE OLIVEIRA

Co-autores: EMANUELLY FERREIRA DE OLIVEIRA e MARLENE PEREIRA DOS SANTOS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

De forma sucinta, o artigo objetiva-se mostrar a História, desafios e cultura da comunidade quilombola Veiga de Quixadá-CE, localizada na região do sertão central cearense. Em meio as primeiras visitas realizadas na comunidade, narra-se as primeiras impressões e caracteristicas sentidas pelas pesquisadoras ao serem recepcionadas pela comunidade. A comunidade foi certificada em novembro de 2009 e é pouco conhecida em história e tradição, guardando tradições centenárias como a dança de São Gonçalo e uma História mesclada com a História da Vila de Dom Maurício, hoje distrito do município de Quixadá, uma história de religiosidade e africanidade casadas com o modo de ser sertanejo, esforçando-se para manter a tradição e cultura verso as intempéries do semiárido.

O trabalho objetiva-se a apresentar a realidade da comunidade Veiga sua tradição e cultura casadas a Histórias e tradições locais, em um misto entre africanidade e o catolicismo que se mesclam e estão presentes no dia-a-dia do quilombo. A comunidade preserva e guarda resquícios da tradição de seus ancestrais como a oralidade e a dança de São Gonçalo trazida para a comunidade a mais de cem anos e é mantida de geração em geração. Sua História é um retrato do que vem a ser uma "associação de homens abertos a todos" (MUNAGA, 2004, p.71) um misto de culturas e tradições que fizeram da História do quilombo Veiga diversa e singular com a contribuição de muitas famílias que vienham e foram acolhidas no sítio Veiga e contribuíram para que é hoje o quilombo Veiga.

No decorrer de nossas visitas e entrevistas na comunidade, podemos conhecer e aprofundar sua História, através das lembraças dos mais velhos, nos foi descrito as primeiras famílias, quem consigo trouxe a dança de São Gonçalo, os costumes mantidos, os desafios como quilombolas, suas peculiaridades no que diz respeito a religiosidade,organização e família.