Manuelle Araújo da Silva
manuelle.araujosilva@yahoo.com.br
Diálogos entre educação e imprensa: a coluna Ensino e Educação na Gazeta de Notícias (Ceará, anos 1940).
Em 1944, o popular matutino diário fortalezense, Gazeta de Notícias publicou o primeiro número da coluna intitulada Ensino e Educação, assinada por Coelho Sampaio. Com periodicidade irregular, mas sendo, via de regra, semanal, a referida seção perdurou até janeiro de 1950. Essa coluna, que se concretizava através de cartas enviadas pelo autor à Redação do jornal, destaca-se por ser um espaço fixo destinado a refletir sobre motes educacionais. Esses escritos se inserem nos moldes de ensinamentos ou sistematizações de passos a serem seguidos, a fim de se alcançar o melhoramento da Educação, avaliando como correlato a isso, o engrandecimento da Nação. Esta pesquisa tem como objetivo buscar compreender, a partir da coluna Ensino e Educação, assinada pelo Prof. Coelho Sampaio no jornal cearense Gazeta de Notícias, de 1944 a 1950; como se articulam discursos sobre uma instrução escolar e uma educação social pautada na moral, na disciplina e no civismo, sob a égide do progresso pátrio. As fontes deste estudo se caracterizam principalmente como hemerográficas, mas traça diálogos com outros documentos como a Reforma Educacional Gustavo Capanema; a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP); o Almanaque de Fortaleza; o Censo Demográfico do Ceará; bem como literatura didática. No que concerne aos aspectos metodológicos, utiliza-se o conceito de jogos de escala, delineado por Jacques Revel, de modo a investigar as relações dos meandros sociais e educacionais, variando os ângulos de análise entre abordagens "micro" e "macro". Conclui-se, como resultados parciais, que o conceito de educação e de educação social mostram-se como mais centrais do que o de ensino e o de instrução escolar, por serem geradores de outros conceitos atrelados às noções de moral, civismo e ordem, embora na investigação eles sejam pensados em relação.