DOS DEBATES SOBRE ENSINO RELIGIOSO ÀS AULAS DA DOUTRINA CRISTÃ NA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA DA PROVÍNCIA DO CEARÁ ENTRE 1870-1890

CLEIDIANE DA SILVA MORAIS

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Cleidiane Morais 

cleidimorais2010@hotmail.com

Este trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento que tem como recorte a Província do Ceará nas décadas de 1870 e 1890 que compreende desde a "Questão Religiosa", momento culminante de disputa de poder, envolvendo a Igreja Católica de tendência marcadamente ultramontana e a Maçonaria brasileira até o fim do Padroado em 1890. Busca discutir os embates entre as aspirações de caráter liberal, que defendiam o fim do ensino religioso nos currículos da Instrução Pública Primária nos anos finais do Império, como importante meio para a construção de uma nação "moderna", e as posições das elites eclesiásticas e leigas que consideravam o ensino da moral evangélica católica fundamental para o crescimento e prosperidade social e moral do país. Para isto, analisaremos o ensino religioso no cotidiano das aulas públicas primárias, assim também, como os discursos destas elites se articularam na imprensa em defesa do ensino religioso, em um contexto cada vez mais crescente de circulação de ideias consideradas "liberais", como a laicidade do ensino público e a secularização dos programas escolares. Estas ideias defendiam um ensino leigo e obrigatório, a diversificação dos programas escolares e a valorização do ensino científico, combatendo o ensino baseado unicamente na leitura, na escrita, no cálculo e na doutrina cristã. Esta questão estava intimamente ligada às discussões nos meios políticos e intelectuais sobre a importância da "formação completa" das crianças, ou seja, ao tripé corpo, mente e espírito e sua vinculação com a emergência do capitalismo com as tentativas de construção do homem são e laborioso.