O ENSINO DA HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS DE QUIXADÁ: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE

VALÉRIA SOARES DE OLIVEIRA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O trabalho ora apresentado resulta de uma pesquisa de campo realizada com doze professores de história que lecionam em escolas públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Quixadá e teve como objetivo analisar como estava sendo realizada a inserção do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas da educação básica do município, no período que compreende o decreto da Lei 10.639, no ano de 2003 até meados do ano de 2011. A pesquisa viabilizou uma compreensão acerca do ensino da história e cultura Africana e Afro-Brasileira e seu implemento em sala de aula na visão dos professores que atuam no âmbito da educação básica quixadaense. E, através desse contato com alguns docentes, verificamos que a realização desse trabalho no contexto educacional local, precisa se expandir e solidificar -se, uma vez que os professores ainda se sentem inseguros para lidar com algumas abordagens referentes ao tema, bem como precisam discutir essa temática em diversos momentos de seu programa de ensino, sem, no entanto, conseguirem relacionar tais abordagens pela ausência de conhecimento na área. Entretanto, para realização de uma análise mais complexa foi necessário investigar a efetivação do trabalho de coordenação por parte dos órgãos responsáveis pela gestão educacional local (Secretaria Municipal de Educação e CREDE 12) para com os professores no tocante a aplicabilidade da lei 10.639/03 e perceber as semelhanças e divergências presentes nas respostas dos representantes desses órgãos e na fala dos professores entrevistados para compreender até que ponto a legislação nacional está sendo aplicada no cotidiano escolar de forma a executar a normatização nacional na tentativa de promover uma educação inclusiva, pautada na equidade político-social em seus contextos culturais e étnico-raciais . A pesquisa apresenta uma análise tendo por fundamentação teórica autores que trabalham o ensino da História, especialmente, Elza Nadai, José Carlos Libânio e Circe Maria Fernandes Bitencourt, e, como fontes documentais, a Lei 10.639/03 e a lei 9.394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.