PRIMEIROS PASSOS DA DOCÊNCIA: CONHECENDO A REALIDADE ESCOLAR E ENCARANDO DESAFIOS

FRANCISCA FERNANDA DOS SANTOS

Co-autores: FÁTIMA NAILENA DA FONSÊCA CORDEIRO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Este trabalho é resultado da disciplina de Prática Docente I da graduação em Licenciatura Plena em História. Buscamos expressar as vivências durante o período ao qual estivemos inseridos na Escola de Ensino Fundamental Valdetrudes Edith Holanda, na turma do 7° Ano A, no turno da manhã, localizada no município de Limoeiro do Norte-Ceará. Dentre nossos principais objetivos destacamos o exercício da docência praticado nas séries fundamentais na disciplina de História. Como também, a importância da prática em sala de aula desde a graduação, mesmo que de forma rápida. E ainda mostrar que é possível realizar atividades, e obter recursos didáticos com materiais simples e rápidos de produzir. Procedemos, primeiramente com observações e produção de um diário de campo, do qual praticamos o exercício de registrar nossas vivências durante o período do estágio. Além disso, na qualidade de ministrantes procedemos ainda com as regências. Nestas aulas optamos pela utilização de materiais didáticos simples e artesanais, resultando em aulas dinâmicas sem a utilização de recursos tecnológicos, ressaltamos ainda, que o modelo por nós adotado obteve resultados positivos, pois conseguimos chamar atenção dos discentes, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem fosse bem proveitoso e construtivo.