MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO: O CASO DO MUSEU SENZALA DO NEGRO LIBERTO

LUCIANA DE SOUZA SILVA

Co-autores: ÉVILA CRISTINA VASCONCELOS DE SÁ
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O multiculturalismo define-se como uma pluralidade de culturas, etnias, ideias, padrões culturais em uma mesma região. Sabemos que atualmente existem políticas públicas para a incorporação da diversidade cultural nas escolas brasileiras, das quais viraram lei: a 10.639 sobre Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, nas disciplinas de História do Brasil, Artes e Literatura; bem como a orientação do trabalho docente com os Temas Transversais, que enfatizam estimulação a convivência entre tradições e práticas culturais diferenciadas. Como possibilidade educativa de Pluralidade Cultural em sala de aula, ligada ao Patrimônio Histórico, elencaremos como aula de campo no Museu Senzala Negro Liberto, criado em 2003 a partir das ruínas de um antigo engenho, construído em 1873. Localizado entre os municípios de Redenção e Acarapé, na rodovia CE-060.