ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II: AÇÃO EDUCATIVA PATRIMONIAL

GEICIANE MACIEL DE ARAUJO

Co-autores: GEICIANE MACIEL DE ARAÚJO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A preservação dos patrimônios deve conservar os traços da vida comum, do dia-a-dia e determinadas sociedades, em determinada época, pois aquele monumento é considerado valioso, tanto pelo valor material quanto pelo valor imaterial. Essa importância ao patrimônio deve ser incorporada desde cedo aos alunos.

Em algumas escolas vemos como é difícil para os professores mostrarem a importância dos patrimônios da cidade. Assim como a escola é lugar de aprendizagem também podemos aprender fora dela. Tanto alunos como professores podem aprender fora do ambiente escolar. Através de relatos dos mais velhos, internet, televisão e tantos outros meios que facilitaram como ver a nossa cultura e também a cultura de outros lugares do mundo.

Ao dar o minicurso Reavivando a memória: Patrimônio histórico e cultural de Quixeramobim, juntamente com a colega Fiama Emanuela, procurou fazer uma boa explicação para que os alunos pudessem entender o que é patrimônio cultural material, imaterial e patrimônio ambiental.

O nosso objetivo com este trabalho é despertar nos alunos o sentimento de cuidado e identificação com o patrimônio através de imagens e vídeos, queríamos saber qual a suas visões sobre patrimônio antes que começássemos a explicar alguma coisa e logo após o minicurso para vermos se mudou ou não.

Juntamente com a exposição de imagens trabalhamos os conceitos de patrimônio material e imaterial, interagindo com os alunos em atividades de valorização e preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Quixeramobim.

Neste artigo irei relatar nosso dia de vivência no minicurso que foi dado na Escola Maria Vidal Pimenta na cidade de Quixeramobim no dia 02/09/2015. Descrevendo como o aluno veem os patrimônios de sua cidade e como incentiva-los a preservar.