A HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO SERTÃO CENTRAL: EXPERIENCIAS VIVIDAS NA E.E.M. FRANKLIN TÁVORA EM ITAPIUNA (2008-2016).

ANDREZA POSCIDONIO FERREIRA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO SERTÃO CENTRAL: EXPERIENCIAS VIVIDAS NA E.E.M. FRANKLIN TÁVORA EM ITAPIUNA (2008-2016).

 

Andreza Poscidonio Ferreira

Isaíde Bandeira da Silva

 

Nesta pesquisa em andamento, temos como objeto o Ensino de História no Ensino Médio através do Livro Didático e dos Cadernos do projeto "Primeiro, aprender!". Temos como campo de investigação uma escola pública estadual em Itapiúna. O nosso objetivo é, perceber os usos ou desusos do livro didático de História no último segmento da Educação Básica na escola pública. Partimos das seguintes indagações: como foi o processo de escolha dos livros didáticos de História adotados no Ensino Médio nas referidas escolas? Quando começou a funcionar nestas escolas o projeto Primeiro, aprender!? Como a História é retratada nesses livros didáticos aprovados no último Guia do PNLD e no projeto Primeiro, aprender? De que forma o Livro Didático de História e o projeto Primeiro, aprender são explorados na sala de aula pelos professores e alunos? Estamos utilizando como metodologia uma investigação nos documentos oficiais sobre o Ensino Médio, como nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Diretrizes Curriculares para Educação Básica, no último Guia de Livros Didáticos do PNLD e nos documentos do Governo do Estado do Ceará que criaram e subsidiaram a implementação do projeto Primeiro, aprender no Ensino Médio, além dos próprios livros didáticos de História adotados nas escolas pesquisadas e dos Cadernos distribuídos pelo projeto Primeiro, aprender! Também estamos fazendo  entrevistas com o grupo gestor da Escola de Ensino Médio Franklin Távora, com os professores de História do Ensino Médio e com alguns alunos do Ensino Médio dessas escolas. Em seguida faremos uso da técnica da investigação etnográfica, através da observação direta, em que passaremos três meses em cada escola acompanhando todas as aulas de história das três séries do Ensino Médio. Reafirmamos a necessidade do registro e análise da história ensinada para melhor compreendermos o espaço socioeducacional cearense a partir do vivido no cotidiano escolar.

 

 

Palavras-Chaves: Livro didático, Ensino Médio, História.