José Willem Carneiro Paiva
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A presente comunicação tem como objetivo explanar sobre a experiência social dos jograis medievais galego-portugueses e suas consequentes relações com o poder instituído do período. Sustentamos a hipótese de que os jograis, ou poetas pertencentes aos estratos menos abastados da sociedade de então, estabelecem relações socioeconômicas com o poder instituído de forma específica e distinta das relações que outros sujeitos subalternos empreendem com este mesmo poder, ou seja, entendemos que o poder instituído (personificado em sujeitos como um padre, um nobre trovador, uma mulher membra de família nobre) se abate sobre os jograis em forma de relações, na maioria das vezes, mas nem sempre, conflituosas e estes respondem a estas pressões de maneira diferenciada da que se verifica nas experiências de outros sujeitos menos favorecidos socialmente, como os camponeses servos em feudos, por exemplo. As fontes utilizadas nesta pesquisa são, primordialmente, as cantigas de escárnio e maldizer galego-portuguesas de autoria dos próprios jograis, documentos essenciais para entendermos os posicionamentos destes sujeitos frente aos outros elementos da sociedade da qual fazem parte, como instituições e pessoas que representam o poder instituído de então. O recorte temporal evidenciado, a saber, o século XIII, foi escolhido por ser o período de maior produção artística desses autores, cabendo ressaltar que a produção trovadoresca já existia desde meados do século XII e se estendeu até o século XIV. Nesse período, na península ibérica, a produção trovadoresca, e consequentemente a jogralesca, concentrava-se dentro do espaço das cortes reais recém constituídas e centralizadas, diferentemente do que acontecia no contexto além-Pireneus, onde a circulação artística realizava-se sob o poder das casas senhoriais. Autores como E. P. Thomson, com seu conceito de experiência; Humberto Eco, com sua explanação sobre as artes nobres e artes servis; J. Le Goff, com suas análises sobre o riso na Idade Média ajudaram em nossa discussão de maneira a incrementarmos o debate proposto. Por fim, esclarecemos que esta pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento e em período de análise de novas fontes, não nos competindo chegar a qualquer análise definitiva.