Este trabalho traça relações entre a fotografia e narrativa, fotografia e cidade. Considera os álbuns fotográficos enquanto coleção que apresenta uma determinada linha narrativa. Um texto visual não com a junção de palavras, mas imagens. Configurado pelo ordenamento das imagens fotográficas no seu interior. A partir da leitura visual de um álbum de vistas do Estado do Ceará impresso na França em 1908, propõe-se uma metodologia de abordagem dos álbuns e imagens fotográficas que busca tecer uma narrativa inserido um sentido preciso, procurando dar e ver a cidade/ Estado com feições modernas. O álbum de vistas do Ceará foi publicado a partir de uma iniciativa da firma Boris Frères e cia, a mais poderosa das firmas estrangeiras do estado, editado pela mesma e impresso em Nice, na França. São mais de 150 fotografias reunidas que apresentam uma Fortaleza bela, desenvolvida e um desejo bem claro de divulgação de uma cidade que era, na leitura capitalista, um grande mercado urbano a ser explorado. O álbum trazia uma seleção de fotos que atestam o seu aformoseamento e progresso no início do século XX, como jardins urbanos, praças remodeladas, estabelecimentos comerciais, praias, cafés, mas não somente a capital do Ceará. No álbum é possível encontrar vistas dos interiores como Quixadá, Quixeramobim, Baturité dentre outros, porém nessas fotografias, o que predominam são as inovações técnicas e não os sujeitos, o trem, a estrada de ferro e as pontes metálicas, construídos e introduzidos no recém-iniciado século ganham destaques. O álbum fotográfico ao selecionar e reunir determinadas imagens fotográficas remete à coleção e à narrativa, ambas ligadas à memória. Desta forma ao recorrer a fotografia, analisamos também textos, os de memorialistas em crônicas da cidade, escritos historiográfico sobre o período, que doam um sentido e um significado ao percurso instaurado no álbum. Essa continuidade ganha sentido ao ter na construção da narrativa um lócus privilegiado da tessitura do espaço urbano, elemento visual preponderante na imagem fotográfica. A partir dessa fonte/ objeto pretende-se refletir sobre como a cidade de Fortaleza era construída material e socialmente a partir da fotografia no começo do século XX.