O objeto de pesquisa de nosso trabalho foram os usos do livro didático de História no cotidiano escolar do Ensino Médio. Tivemos como campo empírico duas escolas publicas do município de Quixadá: a Escola de Ensino Fundamental e Médio Abraão Baquit, localizada na zona periférica da cidade e a Escola de Ensino Médio Coronel Virgílio Távora, no centro da cidade. O nosso objetivo foi analisar como a historia é ensinada a partir do livro didático adotado e quais os usos que professores e alunos realizam desde material didático em sala de aula. Usamos como metodologia a pesquisa etnografia, pois fizemos observação direta em 23 aulas de História nas turmas do 1º ano, 2º e 3º ano do ensino médio em ambas as escolas. Também entrevistamos o núcleo gestor das escolas, os coordenadores, os diretores e professores de Historia das duas escolas, e as técnicas da CREDE 12 (12º Centro Regional de Desenvolvimento da Educação) responsáveis pela escolha do Livro Didático no triênio (2015-2017). Como respaldo teórico recorremos a Paulo Freire 1992, a Jean Piaget 1974, a Luís Carlos Gonçalves 1992, a Selma Garrido Pimenta 1992, a Marcos Silva 2007 e a Selva Guimarães Fonseca 2007. Percebemos que os uso ou desusos do Livro Didático de História depende da metodologia empregada nas aulas de História pelos professores, além do que concluímos que as aulas se tornam cada vez melhores se usados, em parceria com o livro didático, outros recursos que a escola enquanto instituição pode oferecer.