A representação feminina na publicidade dos
jornais fortalezenses nos anos de 1950
Natália de Assis Barbosa
natalia.barbosa@aluno.uece.br
Tomando a publicidade como um vestígio da história, o presente trabalho tem como objetivo analisar a representação feminina em anúncios publicitários de produtos de beleza, de higiene, de alimentos, de utensílios domésticos, enfim, dirigidos ao público feminino de maneira direta ou indireta, veiculada nos periódicos de maior circulação na cidade de Fortaleza nos anos de 1950. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os chamados Anos Dourados, marcados pelo desenvolvimento econômico e muita prosperidade, sobretudo, nos países "desenvolvidos" abria uma nova página na história. O boom na economia mundial levou mais pessoas a adquirir bens e serviços, antes restritos a elite. Através da publicidade, procurava-se divulgar a existência de novos produtos e marcas, estimulando o desejo de consumo nos leitores. Ao nos depararmos com muitos dessas peças publicitárias da década de 1950 podemos perceber que muitas utilizavam-se da imagem feminina e/ou eram direcionadas especificamente ao público feminino, as quais muitas vezes reproduziam um ideal, expectativas e visões sobre o papel e comportamento feminino. Nessa perspectiva, objetiva-se perceber como os anúncios voltados ao público feminino dialogavam com o momento histórico no qual foram produzidos, procurando analisar como a figura feminina aparece e é representada pelas peças publicitárias.