PESQUISA: A INSERÇÃO E IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA PARA O SERVIÇO SOCIAL.

NATALIA ALVES DE SOUSA

Co-autores: MARCELA AMORIM DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

PESQUISA: a inserção e importância dessa prática para o Serviço social.

 

Natalia Alves de Sousa- UECE[1]

Marcela Amorim da Silva - UECE[2]

 

Desde a década de 80 até os dias atuais, a pesquisa ganhou um lugar de destaque no processo de formação e de intervenção dos assistentes sociais. O assistente Social é o profissional demandado para intervir na questão social, 'ambiente' esse que possui refrações e múltiplas-determinações, fazendo-se necessário um conhecimento prévio do profissional, antes de sua ação.

No contexto de expansão do capital vivenciado na atualidade, em que a humanidade alcança um estágio de sociabilidade jamais visto na história, é necessário facear a realidade concreta e refletir sobre esta.

Apreender a realidade social em suas determinações complexas não é atividade fácil, desta forma a pesquisa imanente faz-se necessária para aqueles que estão determinados a entender a realidade construída pelo capital que acentua o estranhamento humano sobre sua humanidade.

A pesquisa possui uma dimensão formativa para o Serviço Social, ela é dotada de relevância para o desenvolvimento de um profissional qualificado que possa atender as demandas postas no cotidiano.

No serviço social as pesquisas de natureza qualitativa são as mais utilizadas, tendo como objetivo a interpretação e a atribuição de significados a fenômenos sem a necessidade de utilizar métodos estatísticos.

A pesquisa trouxe para a profissão característica única, o assistente social passou de um técnico executor, a um profissional que busca compreender a realidade social e as demandas postas por essa realidade.

A pesquisa integra a dimensão prática profissional tornando-se elemento essencial na sua formação. O assistente social deve conhecer a realidade e o meio mais eficiente para conhecê-la é através da pesquisa, não há como intervir sem investigar.

A qualidade na produção do conhecimento em Serviço Social procedeu da direção social da prática profissional orientada por um projeto ético coletivo, da relação de compromisso entre a prática profissional e os interesses das classes populares, subalternas e exploradas.

Existe uma relação entre conhecimento e hegemonia, situar o campo da produção do conhecimento em Serviço Social sob a orientação de um conhecimento contra hegemônico, é necessário. Ele não se guia pelas normalidades ou homogeneidades, e sim pelas heterogeneidades e desigualdades, adquirindo um caráter de conhecimento - movimento dirigido a um novo lugar onde perpassam as relações de poder.

 


[1] Graduanda em Serviço Social - 6° semestre.

[2] Graduanda em Serviço Social - 5° semestre.