O PERCURSO HISTÓRICO DO GÊNERO EDITAL NO CEARÁ
Wagner Rodrigues Loiola (UECE-PRAETECE)
Expedito Eloísio Ximenes (UECE-PRAETECE)
Com o avanço dos estudos diacrônicos no Brasil, pode-se abordar dentre eles, o estudo dos gêneros textuais na perspectiva da mudança histórica. Pode-se analisar a permanência dos elementos que atuam como recursos retóricos sendo eles linguísticos ou não e estabelecer a história do gênero bem como os indícios de mudança em sua estrutura ou em seu propósito comunicativo. A escolha desta abordagem está no fato de termos observado que a produção textual de um determinado gênero em uma determinada época não é uma ação estanque, sendo culturalmente específica e praticamente adequável aos anseios sociais da época de sua produção. O foco desta pesquisa é a caracterização do gênero edital, através de uma análise diacrônica, em que poderemos observar o percurso histórico desse gênero no estado do Ceará, a partir do período colonial aos dias atuais. Com essa investigação diacrônica do gênero em questão, pretendemos resgatar e restituir os estudos históricos em nosso estado. A partir da análise do gênero edital, escrito desde períodos longínquos, buscamos estabelecer um paralelo entre as produções textuais do Brasil colonial e as produções contemporâneas, a fim de resgatar o percurso desse gênero através do tempo. Dessa forma, estamos contribuindo para os estudos dos gêneros e mantendo ativos textos que por ora foram deixados de lado em nossos arquivos públicos. Nosso estudo aqui baseia-se na teoria da tradição discursiva de Kabatek (2006) e Zavam (2009), na teoria do gênero de Bakhtin (2000) e em estudos já desenvolvidos por outros pesquisadores com foco na perspectiva diacrônica, como as pesquisas de Zavam (2011) e Araujo (2012). Nossa pesquisa se insere no programa de pós-graduação em Linguística da UECE e no grupo PRAETECE (Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará), da Universidade Estadual do Ceará, sob orientação do Prof. Dr. Expedito Eloísio Ximenes.
PALAVRA-CHAVE: Gênero Edital; Tradição Discursiva; Contexto Histórico-Social.