A HISTÓRIA E A CULTURA NORDESTINA: POR UM NOVO ENSINO DA HISTÓRIA REGIONALISTA À LUZ DAS MÚSICAS DE LUIZ GONZAGA

ANTÔNIO ROBERTO SOARES CAVALCANTE

Co-autores: ROBERTA SOARES CAVALCANTE , ALAN JOHN AGUIAR CUNHA e MARIA VALÉRIA ABREU PONTES
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Diante do desafio e das dificuldades em transformar as aulas em um instrumento capaz de despertar o senso crítico dos alunos, os professores freqüentemente têm encontrado grandes dificuldades para atrair a atenção de seus alunos, especialmente nas discussões de temas que esses últimos consideram enfadonhos. A implantação da música no interior da sala de aula e na metodologia de trabalho empreendida, com o intuito de tornar as aulas mais prazerosas e agradáveis, incentivando o acesso a conteúdos atrelados a arte e ao manejo de ferramenta pedagógica poderosa. Objetiva-se propor a utilização da música como um diferencial no ensino e nas práticas metodológicas criando situações em que o aluno sinta-se atraído pela proposta. Importante ressaltar que a proposta aqui apresentada tem caráter complementar face as atividades desenvolvidas pelo educador, auxiliando-o na atração dos alunos nas discussões. Sabe-se que a mídia, em suas diferentes acepções, tem um grau de aceitação muito grande no cotidiano das pessoas, especialmente dos jovens nesse era da informação, estando presente nos momentos de lazer, de reflexão e até mesmo contribui para a definição do estilo de vida de muitos indivíduos, como é o caso dos cowboys, punks e, especialmente dos roqueiros. O primeiro passo para se trabalhar a obra de Luiz Gonzaga, em sala de aula, é definir quais aspectos culturais, sociais e históricos podem ser explorados nas letras de suas músicas.