HISTÓRIA, CINEMA COMERCIAL E CULTURA: RELAÇÕES DE PODER, DIALÉTICA E ALIENAÇÃO
.
Francisco Eduardo Ribeiro Rodrigues
Universidade Estadual do Ceará (UECE)
edu-ribeiro-2007@hotmail.com
RESUMO
Introduzindo um diálogo entre História, Cinema e Cultura Capitalista (sociedade de consumo) esta comunicação tem por escopo identificar, compreender e refletir o jogo ideológico e de poder que se estabelece entre estas três categorias em torno das várias "representações" criadas através dos meios de comunicação, especificamente o do cinema comercial, sobre a "Idade Média" (desde a primeira metade do século XX até início do século XXI). A comunicação visa, também, estabelecer os limites da relação dialética entre a arte (cinema) e as representações dos chamados temas históricos e problematizar a construção de determinadas reminiscências (mitos e estereótipos) no imaginário coletivo sobre o "Medievo". Essas reminiscências serão discutidas e aprofundadas dentro das perspectivas e possibilidades de se utilizar didaticamente os filmes sobre a "Idade Média" em sala de aula. A explanação será conduzida por meio de referências bibliográficas e cinematográficas referentes ao estudo da "era medieval" e do seu uso pedagógico e pretende-se ao seu final perceber como o cinema comercial alienou inúmeras contribuições culturais da Idade Média para a nossa sociedade.
Palavras - Chave: História. Cinema. Cultura