ENSINO DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

MARDEN CRISTIAN FERREIRA CRUZ

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Ensino de História: formação docente frente às novas tecnologias

 

Marden Cristian Ferreira Cruz[1]

 

O ensino de História, assim como a educação brasileira, enfrenta na atualidade vários desafios. As transformações tecnológicas, os desafios decorrentes destas transformações no enfrentamento diário em sala de aula, as mudanças no mundo do trabalho, os reflexos das relações sociais frente a algumas características marcantes do sistema capitalista,  a ação da mídia valorando e inserindo nos jovens hábitos, modismos e práticas que nem sempre caminham juntas com o papel social da escola e da família. A partir desta realidade, procuramos analisar neste trabalho as necessidades de melhoria nas práticas docentes e na própria identidade da disciplina de História e do professor na construção de um trabalho docente adequando às novas exigências que a sociedade necessita, uma formação adequada que motive o trabalho docente galgando à exploração e uso de novas tecnologias em sala de aula. A formação do professor de História muitas vezes limita-se aos conteúdos contidos em uma grade curricular de um curso de licenciatura que nem sempre esta vinculada à realidade cultural dos alunos dos futuros professores. Na sociedade contemporânea o papel do professor de História torna-se relevante, podendo colaborar para a manutenção da memória, de incitar nos jovens uma leitura de mundo investigativa, no sentido de poder mudá-la através do exercício da cidadania, aproximando o conhecimento histórico à realidade do aluno. Estes desafios compõem em parte o cotidiano dos professores de História. Entretanto, as transformações tecnológicas exigem uma formação dos professores com novas habilidades. O cotidiano dos professores é vivido com uma jornada de trabalho que o limita a dedicação de forma mais adequada, que o estimule a fazer cursos de formação e qualificação e que nem sempre é motivada pelas instituições de ensino. Desta forma, este trabalho procura analisar a formação docente dos professores de História e suas condições de trabalho diante das transformações tecnológicas na contemporaneidade.

 

Palavras-chave: Formação docente, ensino, trabalho.

 

 

 


[1] Graduação em História/ Licenciatura Plena - UECE, Especialização em Metodologias do Ensino das Ciências Humanas e Sociais - UFC, professor de História da rede oficial (Seduc - CE), tutor em EaD.