O tema do presente trabalho trata do ensino de Geografia e História nos anos iniciais, em virtude de ser percebida a necessidade de uma maior atenção e articulação entre essas disciplinas. Surgiu através de uma pesquisa na disciplina Ensino de Geografia e História, obrigatória para o 6º semestre do curso de Pedagogia - Diurno da Universidade Federal do Ceará (UFC). O interesse pelo tema surgiu da necessidade de observar a relação existente entre os conteúdos estudados na disciplina Ensino de Geografia e História e o que acontece na prática, no ensino das duas disciplinas. Houve um estudo de caso, realizado em escola municipal, na cidade de Fortaleza, com observação de aulas, entrevista com a professora, com um estudante e observação do material didático. Após observações percebemos que houve diferentes abordagens educacionais nas aulas. Foi verificado que na aula de Geografia o ensino á mais tradicional, com questões decorativas, enquanto na aula de História foi levado em consideração os conhecimentos prévios dos educandos, com questionamentos sobre o assunto e estimulando a participação e a visão crítica deles sobre o assunto. Sabemos que é direito do educando ter acesso a um ensino de qualidade, em qualquer área e os educadores devem buscar alternativas para uma melhoria no ensino. Defendemos um ensino de Geografia e História que busque estar próximo da realidade vivenciada pelos estudantes, como propõem os PCN (1997). Na escola e educadores pesquisados esse interesse é reconhecido.