Entendemos por humanismo o pensamento de uma doutrina filosófica ou antropológica que tem como fundamento uma determinação da essência do homem.Com base nisso observemos, Feuerbach 1804, que considerado como um pensador ousado para sua época de turbulências políticas, o filósofo iluminista, acredita que o homem pode se transformar através de uma postura crítica, ou seja, pela transformação da consciência. Ele dedicou suas obras a criticar a religião e contestar os religiosos. E para comprovar suas teorias escreveu a obra A essência da religião em 1846, e A essência do Cristianismo, em um período em que era preferível a aparência à essência, onde a verdade era tida como inconveniente. Feuerbach parte do principio de que as únicas coisas que existem são a natureza e o homem, sendo que o mesmo é parte dela, desenvolveu também argumentos em que demonstra que a religião surge pelo desejo do homem de ser feliz, de modo que o objeto da religião é inseparável do homem, sendo ela um reflexo do homem. Podemos observar nessas obras que esse humanismo de Feuerbach é um humanismo antropocêntrico, centrado no homem, e apenas no homem por via da consciência. Onde o homem deve buscar sua realização na natureza em sociedade. Partindo destas afirmativas, que faço tendo como base as obras citadas, e a leitura de alguns comentadores, pretendo com este trabalho fazer algumas considerações acerca de uma possível Educação humanista, proposta por Feuerbach, e como a religião pode influenciar nesse modelo de Educação, e se essa influencia pode ser vista como algo negativo ou positivo.