ESPAÇOS DE DISPUTA: A TRANSIÇÃO DO FUTEBOL AMADOR PARA O FUTEBOL PROFISSIONAL EM FORTALEZA

CAIO LUCAS MORAIS PINHEIRO

Co-autores: MARCO AURÉLIO FERREIRA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Neste artigo, traçaremos algumas características sobre como a transição do futebol amador para o profissional, em Fortaleza, na década de 30, estava sendo apropriada nos diversos ambientes futebolísticos: a torcida, a entidade esportiva, as ligas, os dirigentes e os jogadores do futebol cearense.

As questões centrais que buscaremos discutir, no primeiro tópico, são: Como o profissionalismo foi incorporado dentro e fora de campo? Quais os significados sociais que permaneceram e que mudaram com o caráter que se propagava no esporte? Na segunda parte deste artigo nos deteremos nas seguintes indagações: Em que sentido o surgimento de clubes populares modifica o ambiente esportivo naquele momento? Quais os significados do "amadorismo marrom" em Fortaleza?

Após ter realizado uma breve introdução sobre o contexto e as transformações que se sucederam na década de 30, mostraremos como a atividade profissional foi se estabelecendo junto ao amadorismo no futebol local, quais as relações que esses dois tipos de modos de se praticar o esporte, seus significados sociais e a relação com o contexto da sociedade cearense.