A METODOLOGIA PARA UMA NOVA HISTÓRIA

LUIZ MACIEL MOURÃO VIEIRA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A Metodologia para uma nova História

Luiz Maciel Mourão Vieira[1]

 

RESUMO

O grande desafio dos historiadores hoje é desmistificar o ensino da história como uma disciplina na qual devemos apenas memorizar datas e fatos importantes, como também a ideia de que somente o livro didático é a única ferramenta passível de ser utilizada pelo professor na prática docente. Ferramentas como a leitura de biografias, hoje em bastante evidência, consegue inserir pessoas de outras áreas como jornalistas, ficcionistas e historiadores que estão migrando da escrita acadêmica para uma escrita mais "simples" buscando contemplar leitores leigos, isto é, leitores não acadêmicos, interessados em história. Outra forma de pesquisa como a temática de gênero, mostra a construção de uma identidade, assim como o papel de todos os personagens da história, podendo ser mais interessante para o aluno o estudo da escravidão visto pela perspectiva do escravo, apresentando dessa forma uma realidade poucas vezes abordada em sala de aula. O professor pode trabalhar esses temas de forma diversificada, dependendo da série, usando como instrumentos: documentários, pesquisas em bibliotecas ou sites específicos, além de trabalhos com textos literários, podendo, inclusive, valorizar as temáticas regionais. A discussão em sala de aula após a pesquisa abre a possibilidade de percepção nos alunos de como a biografia pode apresentar a realidade de uma determinada camada social ou indivíduo de modo diferente da perspectiva apresentada em livros literários não comprometidos com a "realidade histórica" que mostram cenários e culturas diferentes de um mesmo povo, com abordagens diversificadas, suscitando dessa forma visões e interpretações dos autores que podem diferir da história. Diante disso é necessário o acompanhamento do professor, para evitarem pesquisas, principalmente à eletrônica, através de sites com pouca credibilidade bibliográfica, pois sem esse controle prévio é comum os alunos apresentarem textos anacrônicos, tornando o debate pouco produtivo. Cabe ao educador, portanto, a condução dessas ferramentas, promovendo maior rendimento educacional e a promoção de uma nova visão da história.

PALAVRAS-CHAVE:

Professor - Pesquisa - Aluno.

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[1] Aluno do curso de Especialização em Metodologias do Ensino de História da Universidade Estadual do Ceará - UECE.A Metodologia para uma nova História