O USO DE OBJETOS EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

RAYLANE MARQUES SOUSA

Co-autores: FELIPE GRANGEIRO MORAIS TAVARES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O USO DE OBJETOS EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Autor (a): Raylane Marques Sousa

Coautor (a): Felipe Grangeiro Morais Tavares

Graduandos em História - UFC

E-mail: marques.raylane@gmail.com

 

Este trabalho é resultado de uma oficina realizada com os alunos do 9° ano do ensino fundamental da Escola Walter de Sá Cavalcante. O objetivo inicial do trabalho era incentivar os alunos a perceberem os objetos como elementos portadores de diversas temporalidades. Para isto, pedimos que cada aluno trouxesse um objeto que tivesse valor simbólico e representasse algo importante em sua vida. Dividimos a sala em grupos e, antes que os alunos começassem a falar sobre o seu objeto e o porquê de sua escolha, fizemos uma discussão prévia em torno de conceitos, como história, memória dos objetos e um pouco sobre patrimônio. Logo após esse momento mais conceitual, pedimos que cada aluno apresentasse seu objeto, falasse um pouco sobre o porquê de sua escolha e, então, produzisse um pequeno texto escrito relatando a sua opção. Trabalhar com os objetos em sala de aula no ensino de história foi interessante porque os alunos demonstraram capacidade de articulação entre os tempos passado, presente e futuro e, com isso, demonstraram que é viável utilizarmos os objetos como ferramenta didática para o ensino de história em sala de aula. Para realizarmos tal discussão utilizamos como esteio teórico as produções dos autores Peter Stallybrass, Jacques Le Goff, Carla Pinsky, entre outros, os quais trabalham a relação da memória com a história, temporalidade histórica, os objetos como geradores de significado, o uso de fontes históricas em sala de aula. O resultado que obtivemos foi positivo e, por isso, afirmamos que é proveitoso usarmos os objetos em sala de aula para discutirmos, por exemplo, sobre a noção de temporalidade histórica.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de história. Objetos. Consciência histórica.