REVOLUÇÃO DE 1964 OU DITADURA MILITAR? O ENSINO DE HISTÓRIA NOS COLÉGIOS MILITARES NA DÉCADA DE 1980.
Carolina Maria Abreu Maciel
Orientador: Prof. Dr. Jailson Pereira da Silva
Universidade Federal do Ceará
Em meados da década de 1960, o Brasil se viu governado por uma Ditadura Militar, que após o golpe de 31 de março de 1964, embutidos de um forte sentimento nacionalista e anticomunista, baseando-se na ideologia da Segurança Nacional, decidiram os rumos políticos, sociais e educacionais do país, por mais de 20 anos. As mudanças ocorridas no país, durante as décadas de 1960 e 1970, foram de ordem política, econômica, cultural e social, ou seja, a conjuntura do Estado brasileiro estava em plena ebulição. Nessa efervescência social a Educação brasileira sofreu sérios ajustes para se adequar a nova ideologia que estava sendo imposta pelo novo governo federal, a ideologia de Segurança Nacional, modelo ideológico este que, legitimava as atrocidades e impunidades que caracterizavam o governo de exceção.
As reformas educacionais implantadas durante o governo militar, como por exemplo, a obrigatoriedade do ensino de Educação Moral e Cívica e a fusão entre as disciplinas de História, Geografia e outras Ciências Humanas dando origem aos Estudos Sociais, essas novas leis que regulamentavam o ensino no Brasil passaram a ditar novas formas de se compreender e ensinar história. Com essa mudança, não só a estrutura curricular dessas disciplinas sofreram mudanças, mas a forma que os alunos passaram a analisar as questões sociais e a criticidade que a História desenvolve no ambiente escolar e social.
Este estudo vem para auxiliar na compreensão de vários fenômenos sociais que se constituíram ao longo dos anos que se seguiram ao regime. Muitas vezes, não percebemos que as questões que permeiam a formulação do currículo escolar estão intimamente ligadas à percepção de História que vigora no momento no qual o currículo é elaborado. Buscando entender essa relação entre Historiografia e Ensino de História, tentaremos compreender como os conteúdos de história eram trabalhados dentro dos colégios militares, durante o período de exceção, analisando os livros didáticos usados e como essa abordagem reverberou nos anos pós-redemocratização.
PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DE HISTÓRIA; DITADURA MILITAR; REFORMAS EDUCACIONAIS.