A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA COMO OBJETIVO DO ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

WILLANA NOGUEIRA MEDEIROS GALVÃO

Co-autores: ROBÉRIO AUGUSTO LEAL SACRAMENTO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As reflexões contidas neste artigo fazem parte do conjunto de preocupações relacionadas com o significado do conhecimento histórico. Elas colocam em debate elementos norteadores da definição do processo de ensino de História da Educação nos cursos de Pedagogia, tendo como finalidade a formação da consciência histórica dos alunos. Estas reflexões foram produzidas no contexto do projeto de Monitoria Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará a luz dos autores que discutem este assunto. Como resultados, aponta-se que a disciplina em questão tem construído base significativa na formação dos estudantes; e explicita princípios frutos dos achados de campo que poderão nortear a vivência de práticas bem sucedidas na disciplina de História da Educação I, em especial quanto à possibilidade de captação e apresentação de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência histórica.