AS TDICS NA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL

ELINE SAHADE MAGALHÃES VIEIRA

Co-autores: OFÉLIA ALENCAR DE MESQUITA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Nos dias de hoje existe uma necessidade crescente de se estabelecer a inclusão digital, partindo da premissa que vivemos na era da cibercultura, ou seja, no espaço cultural onde o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs - se vincula às sociabilidades. Nesse contexto, as escolas públicas são convocadas para assumir compromisso de promover a inserção digital dos alunos. Partindo dessa realidade, o presente artigo tem por finalidade desenvolver um relato de caso realizado graças ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), em uma Instituição de Ensino Municipal de Fortaleza, voltado para o uso das tecnologias digitais na educação como ferramenta de auxílio às práticas pedagógicas, refletindo as ações no contexto da inclusão digital e a inovação pedagógica. A observação foi realizada em uma turma do Infantil V e a partir do diagnóstico, percebemos a necessidade de se propôr atividades inovadoras no uso do laboratório de informática, como o meio de propiciar o acesso estes bens culturais e inserir os alunos em uma realidade de uso contínuo das TDIC.