A IMPORTANCIA DO USO DO MATERIAL DOURADO COMO FERRAMENTA DE REFORÇO ESCOLAR NAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA

JOSÉ ALBERTO RODRIGUES DE SOUSA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

As quatro operações básicas da matemática são subsídios imprescindíveis e necessários para a continuação do processo de ensino e aprendizagem em matemática considerando que, o pensamento lógico quantitativo matemático é sequencial, repleto de regularidades, se faz necessário um estudo aprofundado sobre as dificuldades nas quatro operações básicas, tendo em vista que essas operações são a base elementar para o prosseguimento dos estudos em matemática. O presente artigo busca saber qual a importância do material dourado para o ensino de matemática, tomando por iniciativa o diagnóstico realizado nos primeiros meses do ano de 2014 nas turmas do 7º ano C e F, turmas com 35 (trinta e cinco) e 42 (quarenta e dois) alunos respectivamente da Escola de Educação Básica Antônio Monsenhor Tabosa. O desenvolvimento do referido projeto se consolida a partir do momento que aulas no contra turno são realizadas com os alunos que apresentaram dificuldades nas quatro operações matemáticas durante os exercícios de diagnóstico, alunos estes que conforme suas dificuldades serão orientados com o auxilio do material dourado para resolução de situações problemas básicos e intervenções em possíveis erros e verificação de estratégias de resolução dos algoritmos. Para tanto, a fim de dá ênfase ao projeto de intervenção pedagógica, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre autores que estudam o material dourado e as obras de Maria Montessori, bem como autores que estudam sobre dificuldades nas quatro operações. Conclui-se que a utilização do material dourado produz efeitos positivos e ameniza as dificuldades nas quatro operações, possibilitando aos alunos estratégias de resolução de exercícios que se aplicam a adição, subtração, multiplicação e divisão.