A abordagem do tema "Educação Ambiental" na escola é fundamental para a formação cidadã e ao auxílio à conscientização sobre a preservação ambiental. Sendo assim, como essa temática deve ser trabalhada nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia na Educação Básica, os professores dessas disciplinas devem receber uma formação adequada sobre princípios e métodos de abordagem desse assunto. Desse modo, no curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca, cursamos a disciplina Sociedade, Natureza e Educação (SNE), na qual recebemos formação para trabalhar algumas questões ambientais relevantes na Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a realização de uma atividade educacional sobre a preservação da água realizada numa escola pública municipal de Itapipoca. A atividade educativa consistiu também uma avaliação formativa para os licenciandos em Ciências Biológicas que cursavam a disciplina de SNE. Para isso, o professor propôs a realização de uma atividade sobre água em uma escola pública da rede municipal de Itapipoca. O professor auxiliou os licenciandos no planejamento e na execução da atividade, a qual ocorreu no mês de março de 2016. A aula ocorreu com quinze alunos do 4°ano da Educação de Jovens e Adultos, tendo como assunto a preservação da água. No planejamento pudemos definir os assuntos (como as utilidades da água, a importância da preservação e formas de redução do consumo desta), bem como a escolha da metodologia e recursos a serem utilizados. A atividade foi executada pelos seis alunos que cursavam a disciplina, os quais realizaram uma aula expositiva-dialogada com o auxílio de um vídeo sobre a seca no sertão nordestino. Alguns alunos da EJA participaram espontaneamente do diálogo e relatam algumas das suas vivências em relação ao consumo de água em casa e na escola. Principalmente tendendo a mostrar a aprendizagem de aspectos como eles podem ajudar e diminuir o consumo de água. Tal questão tende a mostrar que atividade possibilitou a aprendizagem de conteúdos conceituais e de valores, nesse caso a preservação da água como um recurso fundamental a sobrevivência do ser humano e de outras espécies. Finalmente, consideramos que esta experiência foi importante para a nossa formação docente visto que ajudou a reconhecer a importância do planejamento, possibilitou-nos a vivenciar uma situação concreta no ambiente escolar, unindo teoria e prática, o que ajudou a ampliar a nossa visão de como trabalhar as questões ambientais de modo contextualizado aos alunos da Educação Básica.