A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE SOBRE A ATUAÇÃO DO PIBID.

FRANCISCO ELIFRAN ÁVILA SILVA

Co-autores: ALAN DE SOUZA BARROSO, ANA KARINE FERREIRA ANDRADE , AMANDA MARIA ALVES SOARES , FRANCISCA RANIELE DAVI DE CASTRO e MARIA CLÉIA DA SILVA PATRÍCIO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O governo federal tem investido na criação de programas que visam contribuir para uma melhor qualidade no ensino básico. Nessa perspectiva a CAPES insere no contexto escolar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, que é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores, além disso promove uma integração entre universidade e escola que é um fator muito importante para o desenvolvimento da aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância do PIBID para os alunos do ensino médio da escola Coronel Murilo Serpa e para bolsistas e ex-bolsistas do programa que atua em Itapipoca. A pesquisa de caráter qualitativo, utilizou como instrumento para coleta de dados, dois questionários que foram elaborados e aplicados aos sujeitos investigados: O primeiro aplicado aos bolsistas do PIBID contendo duas questões abertas e o segundo semiestruturado com três questões, aplicado aos alunos da escola. As essências dessas questões se referiam a contribuição e a importância do PIBID para a escola e para a formação do futuro docente. Através da análise das respostas e discussão dos dados obtidos na pesquisa percebeu-se que o PIBID tem sido muito importante para dinamização das aulas e tem uma grande contribuição na forma de monitoria dentro da sala de aula, com isso o aluno da escola se sentiu mais instigado a estudar além de ter sido criado um espaço propício para a aprendizagem. Já para o futuro professor além de vivenciar o dia a dia da prática docente, há uma consolidação profissional a partir das suas experiências quanto bolsista.