A escola como espaço de construção de subjetividades, se estabelece na esteira duma cultura pautada na hierarquização. O ajustamento dos corpos à heterossexualidade no espaço de responsabilidade da escola ocorre por meio da lógica da heteronormatividade, em que uma sexualidade (a Heterossexual) é considerada normal e saudável e as demais possibilidades de vivência e expressão de sexualidades são segregadas e determinadas à marginalização. Os discursos e atividades que acontecem no interior da instituição disciplinar ensinam e impõem às crianças o que é "para meninos" e o que é "para meninas", por isso cresce a necessidade de uma observação profunda das razões pelas quais algo, um indivíduo ou uma idéia são reconhecidos como normal e comum, enquanto outros não. Nesse trabalho propomos uma reflexão sobre as dimensões da heteronormatividade na escola, que aparece explicitamente sobre a forma de homofobia e heterossexismo, permitindo discursos e práticas violentas no ambiente escolar, trata-se de uma revisão de literatura. Dentre os achados mais significativos estão aqueles que apontam para uma educação escolar que seja praticada tendo como dimensão o respeito aos direitos humanos, desta forma atentando para as individualidades, evitando transformar diferenças em desigualdades. A proposta é transformar a educação de reativa a propositiva no tocante ao enfrentamento a homofobia, contando com estratégias reais que transforme a escola em lugar de convivência pacífica para todos os sujeitos. Compreendendo que as questões de gênero e sexualidades se constituem em assuntos da rotina diária escolar, conforme mostram os achados a escola é o lugar mais indicado para apostar na desconstrução de preconceitos, inferiorizações, subordinações, hierarquias. Trabalhando para a construção de uma sociedade justa, a escola deve passar a questionar os discursos que orientam suas atividades, desconstruindo a heteronormatividade, para possibilitar a inserção igualitária de seus sujeitos, bem como o respeito à diversidade em seus processos.