O ENSINO DE ARTE NO IFCE/ITAPIPOCA: DO ARCABOUÇO TEÓRICO-METODOLÓGICO Á PRÁXIS PEDAGÓGICA

DAVI SILVINO MORAES

Co-autores: GERARDO SILVEIRA VIANA JÚNIOR e AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Evidencia-se que a música não é somente um instrumento didático-pedagógico, mas que ela se coloca como mediadora e organizadora do processo de aprendizagem das pessoas, elevando assim sua sensibilidade musical. Nesse sentido, o estudo possui como objetivo precípuo delinear a importância do ensino da Arte para os alunos do curso técnico de nível médio na forma integrada em Edificações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Itapipoca no semestre 2016.1. Nessa pesquisa, procurou-se investigar se o docente utilizava as artes visuais, a dança, a música e o teatro em sua prática, uma vez que são as linguagens que devem constituir o componente curricular de Arte, segundo a lei 13.278 de 2016 que altera a LDB 9.394/96. Outrossim, foi investigado se havia prática em sala de aula sobre os conteúdos elencados ou se apenas ficavam na teoria. O estudo contou com pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica em GAINZA (2013), IAVELBERG (2003), FERRAZ& FUSARI (2001) e VYGOTSKY (1999). Ademais foi utilizado questionário onde da turma com 44 alunos (Universo) matriculados, a mostra de 22 (50%) responderam as indagações sobre de que forma o docente que ministrava o componente supracitado atuava quanto à democracia em sala, didática, metodologia, avaliação etc. Na fala dos educandos percebe-se que na prática do educador predomina o estudo da Música em detrimento do aprofundamento das artes visuais e da dança, talvez devido à lei ser muito recente e/ou o professor possuir maior habilidade e afinidade, pois o mesmo é formado em Música ou devido a familiaridade apenas com a Lei nº 11.769/08, que instituiu a música como conteúdo obrigatório da educação básica. Observa-se que o docente segundo os discentes, apresenta uma variedade de instrumentos avaliativos como prova escrita, trabalhos, este prático etc., mostrando assim o caráter democrático da avaliação conforme LUCKESI (2008). Apresenta os conteúdos através de slides, quadro, debates e discussões, logo possui uma Didática e Metodologia de viés progressista, não se reduzindo a mero transmissor de conteúdo.