O presente trabalho tem como finalidade apresentar a relevância do método de alfabetização elaborado por Paulo Freire para concretização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no cenário do século XXI e ainda fazer um breve levantamento histórico do início da EJA no Brasil. No que se refere à importância do autor para alfabetização de jovens e adultos destacam-se: seu método inovador de alfabetização baseado no contexto no qual o indivíduo vive e a busca da metamorfose de um pensamento ingênuo para um pensamento crítico. Nos anos 60 Freire usa uma nova metodologia para alfabetizar os trabalhadores rurais que viviam no Nordeste, tal processo consistia em escrever palavras do cotidiano dos alunos, como por exemplo, um alfabetizando que trabalhava no campo aprenderia as palavras relacionadas às atividades do trabalho, uma dona de casa aprenderia nomes de objetos encontrados facilmente dentro de seu lar. A partir do reconhecimento fonéticos dos vocábulos aprendidos os alfabetizandos ampliariam seu campo lexical podendo formar novos termos. A essas palavras faladas no dia a dia Freire as denominou de "temas geradores". Ainda no tocante ao legado do renomado autor, vale apontar que o educador defendia que os alunos desenvolvessem um pensamento crítico em relação à sua própria realidade, somente através desse pensar aprofundado da sua existência seria possível aplicar politicamente e socialmente o que haviam aprendido. O surgimento da EJA no Brasil passou por longas evoluções históricas até chegar ao que hoje conhecemos. Com as reformas educacionais ocorridas em 1879 e com base no Decreto n. 7.247 do ano citado onde em um dos seus itens estava previsto que os estados ofereceriam cursos para os adultos analfabetos é um dos principais momentos que marca o início da modalidade de EJA. Esses cursos eram ofertados a adultos trabalhadores e que não tinha significado social para a classe burguesa. Esse artigo utilizou pesquisas bibliográficas com fundamento nos autores FREIRE (1992), MELO (2000), MACHADO (2009) e Gadotti (2013) que apresentaram em suas obras informações indispensáveis na elaboração desse trabalho. Sabendo que esse tema se configura como importante para pesquisadores da área da educação é viável a apresentação desse ensaio, pois traz como resultados a divulgação de novos conhecimentos educacionais e servirá de fonte de pesquisas aos interessados. Em suma, percebe-se as contribuições de Freire para a EJA e o contexto conturbado em que se deu o seu surgimento.