O PAPEL DO PROFESSOR SUPERVISOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID) DO PIBID-BIO/FACEDI

BRENA ALMEIDA DE PAULO

Co-autores: MARIA VANUZA DA SILVA PAULA , CAMILA MARIA ARAÚJO DE AGUIAR e LUCIETE RAMOS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa a Iniciação Docência do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (PIBID-Bio/FACEDI) tem possibilitado aos licenciandos uma formação inicial mais aprofundada, permitindo o contato direto com escolas da rede pública no município de Itapipoca-CE. Assim, os bolsistas de iniciação à docência (ID) do PIBID-Bio/FACEDI estão divididos entre três escolas parceiras, sendo acompanhados por professores regentes das disciplinas de Biologia no ensino médio, os bolsistas Supervisores, que, em última instância, tem seus trabalhos dirigidos pelos três professores formadores vinculados ao colegiado do curso, os bolsistas Coordenadores de Área. Tendo em vista esse caráter formativo, os supervisores tem um indispensável papel no auxílio aos bolsistas ID. Nesse sentido, o presente trabalho é um relato de experiência que tem o objetivo de analisar a importância do supervisor no processo de formação inicial dos licenciandos em Biologia participantes do PIBID-Bio/FACEDI. Desse modo, cada unidade escolar tem dois supervisores que orientam os trabalhos dos ID, contribuindo para a vivência escolar e no (re)conhecimento da realidade a ser enfrentada futuramente pelo professor em formação inicial. A mediação que se faz entre docente e discente favorece a constante integração de saberes, proporcionando diálogos e trocas de experiências significativas para o processo de ensino-aprendizagem da docência. Entre tais contribuições, podemos citar: orientações de trabalhos, reflexões sobre os saberes e práticas pedagógicas, como também sobre as estratégias para melhorar a qualidade do ensino. Vale mencionar que essa oportunidade de aperfeiçoamento acadêmico e formativo dos ID, por meio de experiências educacionais vivenciadas com o auxílio dos supervisores, tem grande importância no sentido de melhorar seu desempenho no futuro exercício da docência e na vivência como profissional da educação. Conclui-se, portanto, que o supervisor é um mediador entre escola e universidade, capaz de estimular os futuros profissionais à tomada de decisões no que diz respeito à profissão almejada por esses.