AVALIAÇÃO DO ENSINO SOBRE OS TESTUDINES, CLASSE REPTILIA, COMO ATIVIDADE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE BIOLOGIA (ESEM3).

FRANCISCO VIVALDO ALVES DE SOUSA

Co-autores: MÁRIO CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA e GISELLY DA SILVA PATRÍCIO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Dentre os conteúdos integrantes do currículo previsto para o 3º ano do ensino médio, o assunto referente ao grupo dos répteis, que inclui os quelônios, encontra-se como previsto nos livros didáticos (LD), integrado no capítulo dos cordados. O ensino dos répteis na disciplina curricular Biologia mostra-se necessária, principalmente quando se alia a aspectos evolutivos, adaptativos, fisiológicos e morfológicos, sendo necessário também o direcionamento na perspectiva da educação ambiental para a preservação da diversidade de espécies deste grupo, dentre elas, as da ordem Testudine. O estágio supervisionado, disciplina obrigatória dos cursos de licenciatura, é o momento de aproximação dos licenciando com seu futuro local de trabalho e de iniciação no exercício docente, sendo idealmente supervisionado por professores com experiência pedagógica. A aula ministrada sobre o tema 'Répteis' ocorreu em uma turma de 3º ano, no turno vespertino, de uma escola estadual no município de Tururu, região do maciço de Uruburetama, interior do Ceará. A abordagem metodológica foi à expositiva dialogada a partir de uma atividade demonstrativa, que ocorreu em um momento da aula em que, a partir do conteúdo já apresentado, foi sugerido o estudo das características de duas espécies de Testudine, cada uma representante de uma subclasse, a saber: Criptodyra e Pleurodyra. O principal objetivo dessa comunicação que se caracteriza como um relato de experiência, é refletir sobre a experiência vivenciada ao abordar o tema Repteis em uma atividade de regência docente durante a disciplina de Estágio Supervisionado III no Ensino Médio (ESEM3). Fugindo da convencionalidade da transcrição de respostas dos LD para o caderno, foi proposta uma avaliação de aprendizagem diferenciada, na qual foram expostos para os estudantes, exemplares vivos de Mesoclemmys tuberculata (pleurodyra) e Knosternon scorpioides (criptodyra), com o proposito de estes analisarem e apresentar a classificação da subordem de cada espécie. No processo de classificação eles tiveram a liberdade de manusear os exemplares posteriormente à apresentação de algumas dicas de manuseio dos animais. A atividade realizada como avaliação da aprendizagem se mostrou bem sucedida, pois os estudantes distinguiram as diferenças morfológicas das duas espécies, e relacionando-as com a classificação exigida responderam corretamente a classificação espécie-subordem, e defenderam sua resposta após o questionamento da escolha. No decorrer da aula foram estabelecidos diálogos e questionamentos, além da exposição de curiosidades, se tornando notória a participação efetiva e o entusiasmo dos estudantes em relação ao tema répteis, provavelmente pelo convívio diário que muitos dos estudantes demonstraram possuir com estes animais. Consideramos ao final da aula, alcançados os objetivos propostos em seu planejamento, sendo o aprendizado efetivo das características e divisão da classe dos répteis, em especial da ordem testudine e a importância de sua biodiversidade.