DIDÁTICA: UM ENSAIO ENTRE RESSIGNIFICAÇÕES E POSSIBILIDADES

CARLOS BRUNO PEREIRA MARQUES

Co-autores: AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR e ANDRÉIA NUNES DE SOUSA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O presente artigo tem objetivo precípuo de fazer uma reflexão acerca da relevância da didática na formação do educador e sua prática como fator preponderante para permanência            e êxito estudantil além de socializar alguns conceitos de forma ensaística. Nesse sentido, para COMÊNIOS (1997) Didática seria "a arte de ensinar tudo todos", LIBÂNEO (1994) situa a didática no conjunto dos conhecimentos pedagógicos, demonstrando a fundamental importância do ato de ensinar na formação humana para vivermos em sociedade. Segundo LUCKESI (2001) a função da Didática é a de criar condições para que o educador se prepare técnica, científica, filosófica e efetivamente para o tipo de ação que vai exercer. Cabe fazer algumas distinções entre educação, instrução e ensino, a saber, que para LIBÂNEO (1994) educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento da personalidade, a instrução se refere ao domínio intelectual enquanto que o ensino é o passo a passo, ou seja, ações meios e condições para a realização da instrução.  Foi utilizada a pesquisa do tipo bibliográfica para fundamentação teórica baseados autores supracitados. Logo, percebe-se que o fazer pedagógico é essencial para que os alunos se sintam acolhidos e inseridos nas atividades em sala, mesmo que no sistema educativo brasileiro prevaleçam as correntes tradicionais e tecnicistas, sendo necessário que os educadores se revistam de uma práxis pedagógica que respeite a pluralidade de maneiras de aprender e para avaliar essa aprendizagem deve haver uma multiplicidade de ferramentas avaliativas como bem cita LUCKESI (2001) e LIBÂNEO (1994) para concretude da democracia e do respeito às idiossincrasias, evitando assim a prática constante do exame que é excludente, pontual e classificatório.  Ademais, os educadores devem evitar o dogmatismo pedagógico para se abrirem às possibilidades de uma educação transformadora e comprometida com liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.