O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) trata‐se de um projeto que contempla os estudantes de Licenciatura, favorecendo o processo de aproximação dos futuros profissionais à ação docente no cotidiano escolar. Diante do apoio oferecido por este programa que tem como finalidade valorizar o magistério e melhorar a qualidade de ensino, as atividades planejadas em parceria entre coordenação de área, professores universitários formadores, e supervisão, professores da educação básica, são executadas pelos bolsistas de iniciação à docência (ID), estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Nesse contexto, essa comunicação que se caracteriza como um relato de experiência tem o objetivo de refletir sobre as contribuições do subprojeto PIBID-Bio/FACEDI para nossa formação profissional docente. O PIBID se apresenta como ferramenta importante para a valorização e formação de novos professores já que esse programa oportuniza aos alunos participantes, uma vivência do magistério desde o princípio do seu processo formativo, no qual conhecem e aprendem novas metodologias de ensino mediante observação dos docentes da escola, além de estar periodicamente em contato com os estudantes da educação básica. O PIBID-Bio/FACEDI surge como um instrumento para a inserção, reflexão e aperfeiçoamento na formação inicial dos alunos participantes do projeto, pois incentiva os licenciandos a seguir a carreira docente, dando um suporte para a construção de uma identidade profissional, proporcionando a apropriação dos conhecimentos teórico-metodológicos que contribuem no seu processo de formação docente e no desenvolvimento de uma prática reflexiva, centradas no exercício do ensino e da pesquisa em suas ações pedagógicas.