A PRÁTICA DOCENTE COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO: O SER PROFESSOR NO COTIDIANO ESCOLAR

FRANCISCO JOSÉ SANTOS DA SILVA

Co-autores: MARCOS ANDRADE ALVES DOS SANTOS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A PRÁTICA DOCENTE COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO: O SER PROFESSOR NO COTIDIANO ESCOLAR.

Francisco José Santos da Silva (fjvitor.santos@hotmail.com)

Orientador Célio Alves Ribeiro (celio.ribeiro@gmail.com)

 

O conhecimento é construído nos mais diferentes espaços e situações sociais, num complexo de experiências, relações e atividades, trocas e contatos, cujos limites estão fixados pela estrutura material, aceitação do novo e pelas condições humanas. Em outra vertente, os métodos utilizados para a socialização do saber configuram-se na magia do trabalho educacional. Nesse campo educativo amplo (escola) estão incluídos os mais diversos gêneros, os variados tipos de comportamentos, saberes diferentes e peculiares, realidades sociais distintas. Portanto, o conhecimento tem se tornado abrangente, e as produções de homens e mulheres conhecedores e fazedores do saber têm gerado inúmeras indagações ao que se refere a prática docente. Desta forma, o processo educativo escolar recoloca a cada instante a reprodução do velho e a possibilidade da construção do novo, e nenhum dos lados pode antecipar uma vitória completa e definitiva. Com esta pesquisa propomos uma reflexão sobre as práticas docentes, analisando as ferramentas didáticas e pedagógicas no ato de ensinar/aprender, na medida em que busca compreender os processos reais, cotidianos, que ocorrem no interior da escola, ao mesmo tempo em que resgata o papel protagonista dos sujeitos, em uma complexidade de resultados cognitivos e humanos, trata-se de uma revisão de literatura com caráter qualitativo. Dentre os achados mais significativos estão aqueles que apontam para uma prática docente interdisciplinar, contextualizada, interativa, sociocultural, tecnológica, dialógica e motivacional. Compreendendo que as praticas utilizadas para facilitar o conhecimento na contemporaneidade, precisam dialogar diretamente com a tecnologia, a arte, a natureza, inserindo neste contexto a criatividade e estudos contínuos dos mediadores do conhecimento. Trabalhando para a construção de um saber local e universal, onde os discursos que norteiam o conhecimento sejam descentralizados, respeitando as peculiaridades de cada pessoa, bem como, religião, gênero, desconstruindo para possibilitar a inserção igualitária dos indivíduos.

 

Palavras-chave: Conhecimento; Interdisciplinaridade; Prática; Professor; Metodologias.