A origem da arte de contar historias pode ser identificada com o surgimento da oralidade, ou seja, com o início da articulação da palavra. Entretanto, é recente a incorporação desta prática no espaço escolar. Neste caso, encontramos a figura do professor narrador. Ao contar historias, o professor deve levar em conta a idade de seus ouvintes, o que impacta na escolha das historias e no modo de narrá-las. Encontramos no uso de palitoches um rico recurso para ser utilizado em sala de aula nas narrativas com crianças pequenas. "Bichos que cantam" são palitoches confeccionados com palitos de picolé, sobras de E.V.A. , cola de isopor, tesoura, canetinhas e colas coloridas. Foram inspirados nas ilustrações do livro "Um som...animal: animais do nosso entorno", de Lo Carvalho, publicado pela editora Bamboovinho, com a finalidade de apoiar o trabalho do professor narrador. Seu uso implica anteceder com a leitura da historia com o livro e a reconstrução do enredo baseado no que as ilustrações suscitam no narrador e ouvintes leitores. Isto é, como consiste em um livro predominantemente de imagens, as ações dos personagens e o encadeamento ao longo da historia são criados pelo professor e crianças, que se tornam co-autores. Após a leitura compartilhada o professor disponibiliza os palitoches para que as crianças realizem o reconto, incorporando as "vozes" dos animais e seus movimentos. Esta atividade pode ser realizada em pequenos grupos e orientada pelo professor. O recurso dos fantoches objetiva estimular a oralidade, socializar as narrativas, promover o gosto pela leitura, além de oferecer ao professor parâmetros acerca das elaborações semânticas pelas crianças. É possível observar a desenvoltura na oralidade das crianças e o retorno ao livro de literatura quando se estabelecem com eles uma relação de perspectiva lúdica.