Para o magistério é necessário estudar arduamente, ter dedicação e, principalmente, amor pelo que faz. Não se nasce professor, a constante experiência de ensinar é o que torna alguém um mestre. Assim, tendo em vista a importância que a prática docente tem na formação de um professor, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) preza por uma formação docente (inicial e/ou continuada) de qualidade: incentivando a prática docente não só em sala de aula, mas também em outros ambientes. Neste sentido, o PIBID, vinculado à FACEDI-UECE, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (PIBID-Bio/FACEDI), desde 2014, efetivou-se como um parceiro das escolas para auxiliar em questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, através desse vínculo estabelecido, os bolsistas de Iniciação à Docência (IDs) foram convidados a ministrar aulas preparatórias para os alunos da E. E. M. Joaquim Magalhães, no município de Itapipoca - CE, que obtiveram aprovações para a segunda fase da XII Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Essa atividade desenvolveu-se em duas semanas. Para tanto, os bolsistas foram divididos em três grupos para a abordagem de temáticas relevantes, tais como: Genética e Evolução. Cabe salientar que, todos os grupos optaram pela exposição dialogada dos conteúdos, utilizando-se de apresentação em PowerPoint e questionários que, por sua vez, foram elaborados baseados nas provas anteriores da OBB. No decorrer das aulas, foi perceptível a mudança de postura dos alunos perante os IDs, visto que, inicialmente, eles apresentavam-se introspectivos e à medida que os conteúdos foram sendo apresentados, passaram a se sentir gradativamente mais à vontade para intervir e retirar suas dúvidas. Percebeu-se, também, que, ao responder os questionários, os discentes apresentaram resultados positivos, demonstrando, assim, que as aulas ministradas pelos bolsistas alcançaram o objetivo idealizado. Em função disso, ministrar estas aulas possibilitou aos IDs a chance de vivenciar o ambiente escolar e participar, ativamente, do processo de construção dos planos de aula, considerando todos os empecilhos existentes. Ademais, esta atividade também demonstrou que quando o docente faz bom uso de suas metodologias de ensino, mesmo as correntemente utilizadas, propondo momentos de diálogo entre professor e aluno, pode tornar o ensino muito mais interessante e produtivo. É nesse contexto que se percebe a importância do PIBID na formação docente, pois ao incentivar os bolsistas à utilização de metodologias de forma mais eficiente para o ensino, contribui aumentando o leque de práticas pedagógicas dos mesmos, e, consequentemente, sua experiência docente.