O artigo possui como objetivo analisar e fazer reflexões acerca da indisciplina dos alunos nas dependências do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Itapipoca, além de buscar propostas para implementação de medidas que visem diminuir o número de casos ocorrências relacionadas ao mau comportamento dos educandos. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica com autores SERRÂO & BALEEIRO (1999), NUNES (2008), VASCONCELOS (1989), BRAZ (2009) que conceituaram e abriram discussão quanto ao tema. Valeu-se ainda de questionário contendo cinco perguntas direcionadas aos docentes da instituição, participando como amostra cinco dos sete docentes existentes (71,42%) indagando a eles porque havia indisciplina no campus alguns disseram não fazerem ideia, outros citaram a falta de hábito com regras novas e falta de respeito às diferenças. Sobre qual a maior frequência de comportamentos incoerentes, os casos que mais se repetem é atraso injustiçado, seguido da ausência do fardamento obrigatório. No quesito, quem deveria tratar os casos específicos, todos foram unânimes em elencar que todos os envolvidos no ensino. Se foi realizado alguma atividade de prevenção e combate aos comportamentos incoerentes com o decoro do IFCE, mencionaram atividades da CAE e CTP. Percebeu-se nos apontamentos dos docentes que em nenhum momento citaram a família como uma parceira que deveria orientar os educandos e andar de mãos dados com as diretrizes da instituição. Outrossim, nos alunos faltam o hábito na compreensão das regras mesmo que as mesas sejam trabalhadas no início de cada semestre e durante todo o percurso educativo. Não foram executados projetos específicos sobre indisciplina apenas atividades pontuais como palestras e orientações.