PROFISSIONALIZAÇÃO DO PEDAGOGO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE LIBÂNEO

PEDRO JÔNATAS DA SILVA CHAVES

Co-autores: PEDRO JÔNATAS DA SILVA CHAVES, ANA CRISTINA DE MORAES e AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

José Carlos Libâneo (2011a), por entender que o Brasil se transformou essencialmente em uma sociedade pedagógica, chegou a dizer que todo aquele que atua em alguma prática de transmissão e assimilação de saberes é pedagogo, pois em cada comunicação há uma intencionalidade educativa. Nessa abrangência também entram os professores das disciplinas específicas. A interpretação deste posicionamento de modo isolado pode ser compreendida como uma contribuição aos diversos ataques que geram a desprofissionalização do pedagogo. Logo, esta pesquisa tem o objetivo de compreender a concepção de pedagogo lato sensu e stricto sensu desenvolvida por Libâneo. Essa pesquisa foi desenvolvida em caráter qualitativa e por meio de estudo bibliográfico. Para atingir o objetivo proposto, o texto está baseado principalmente nos escritos de Libâneo (2011a, 2011b, 2014). Os resultados aprontam que o descrédito da profissão do pedagogo não pode ser fundamentado nos escritos de Libâneo, pois este faz diferenciação entre o pedagogo stricto sensu e o pedagogo lato sensu. (LIBÂNEO, 2011b). O primeiro seria o profissional formado no curso de Pedagogia, que é responsável pelas concepções teóricas das diversas práticas educativas em suas diversas manifestações. Ou seja, é o responsável pelo trabalho pedagógico. Já o pedagogo lato sensu é aquele que atua na prática educativa. Ou seja, é o responsável pelo trabalho docente. Para concluir é preciso afirmar que, mesmo reconhecendo a validade das contribuições para a educação dos diversos teóricos ligados a outras áreas de conhecimentos, as diversas teorias foram elaboradas a partir de campos disciplinares diferentes da pedagogia. Logo, afirma-se a posição de Libâneo: a pedagogia é a ciência da educação. (2011b).