ÉMILE DURKHEIM: UM ESTUDO DA COMPREENSÃO DURKHEIMIANA SOBRE A CIENTIFICIDADE DA PEDAGOGIA

PEDRO JÔNATAS DA SILVA CHAVES

Co-autores: PEDRO JÔNATAS DA SILVA CHAVES, ANA CRISTINA DE MORAES e AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Durkheim entende que, pelo fato de toda sociedade elaborar um ideal de cidadão, torna-se fundamental criar mecanismos para transmitir os valores culturais para as novas gerações. Neste sentido, a educação é o modo pelo qual a criança é formada para a vida em sociedade, pois cada sociedade determina seu ideal de cidadão e ninguém pode fugir disso. Destarte, a educação é ação constante dos professores, pais e pessoas mais velhas sobre as crianças. Então, é preciso entender como a Pedagogia se encaixa nesse cenário descrito por Durkheim, visto que este até hoje é considerado um dos principais teóricos da sociologia da educação. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é compreender a visão durkheimiana sobre a cientificidade da Pedagogia. Essa pesquisa foi desenvolvida em caráter qualitativa e por meio de estudo bibliográfico. Trata-se de uma investigação de natureza aplicada, visto que possui o objetivo de gerar conhecimento para a resolução de problemas práticos e específicos do objeto estudado. O principal texto utilizado para a elaboração deste trabalho foi "Educação e Sociologia" (2011) de Émile Durkheim. Os resultados apontam que, diferentemente da educação que é descrita como ação, a Pedagogia trata-se de uma teoria que norteia o ato educativo. Dito de outra forma, a Pedagogia é uma teoria prática que tem a função de instrumentalizar o professor como um manual. Ou seja, no pensamento durkheimiano a Pedagogia não é entendida como ciência, pois para concebê-la como ciência seria necessário seguir um paradigma composto por três características: 1) ela deve abordar fatos concluídos e observável; 2) os fatos devem ser homogêneos para serem classificados em uma mesma categoria; e 3) deve-se estudar de maneira absolutamente desinteressada. Diante desta incapacidade da Pedagogia satisfazer os critérios positivistas, Durkheim propõe uma Ciência da Educação, que teria como objeto de estudo as causas e efeitos dos sistemas educacionais. Portanto, diferentemente da Ciência da Educação que aborda as ações educativas como são, a Pedagogia apresenta como deve ser. Apesar da Pedagogia não ser ciência, deve-se apoiar basicamente em três ciência, a saber: Ciência da Educação, Sociologia e Psicologia. Este trabalho conclui afirmando que se a Pedagogia não pode produzir saberes ela acaba reproduzindo. Contudo, é preciso insistir que a Pedagogia não é reproduzir sobre o que se vai ou deve fazer, mas sobre o que se faz. Neste sentido, em concordância com Pimenta (1997), a Pedagogia é ciência da e para a práxis educativa.