BONECO DA FORCA: CONFECÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL POR BOLSISTAS DO PIBID-BIO/FACEDI.

JOSE ALISSON MOTA PINTO

Co-autores: JOSÉ ALISSON MOTA PINTO , FRANCISCO GUTEMBERG MOREIRA DE LIMA , STEVE ALLEN DAVI DE LIMA , MARIA LUCIETE DOS SANTOS RAMOS e MÁRIO CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O Programa Institucional de Bolsa a Iniciação Docência do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (PIBID-Bio/FACEDI) tem estimulado os bolsistas de iniciação à docência (ID) a exercitarem sua criatividade, na confecção de materiais didáticos para o ensino de Ciências e Biologia. No contexto do trabalho com Educação em Sexualidade na perspectiva da educação não formal, as atividades buscaram trabalhar com materiais didáticos sem a necessidade de compra-los, fazendo a utilização de materiais recicláveis e de fácil acesso para as atividades propostas. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo relatar experiências de bolsistas ID do PIBID-Bio/FACEDI com a confecção de um material didático, um boneco utilizado no jogo da forca com alunos do ensino médio. O boneco do jogo da forca foi desenvolvido para uma atividade de intervenção, na perspectiva da educação não formal, com alunos da EEFM Anastácio Alves Braga, escola parceira do subprojeto PIBID-Bio/FACEDI, com a finalidade de tornar mais concreto para os participantes a experiência do desmembramento do corpo no decorrer do jogo. A partir de moldes de papelão, retalhos de tecido, roupas velhas, esponja de colchão velho, botões, barbante, lã, e matérias escolares como cola ou fita gomada entre outros materiais, foi feito o uso para a composição de um boneco com aparência similar a uma pessoa. Então, conclui que é possível trabalhar com materiais didáticos nas escolas ou em outras instituições, sem a necessidade do professor ou instrutor precisar comprar, além de trabalhar a questão do artesanato, ainda contrapondo a importância da utilização de materiais recicláveis.