Faz-se necessário que o licenciando venha a ter uma formação qualitativa, principalmente, no que se refere a sua prática pedagógica. Portanto, é de grande relevância que este sujeito se insira de maneira mais aprofundada no ambiente escolar. Desse modo, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Faculdade de Educação de Itapipoca (PIBID-Bio/FACEDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), neste ano de 2016, tem proporcionado aos bolsistas de iniciação a docência (BID) a oportunidade de adentrar no ambiente escolar, estando em contato com os fazeres docentes através de atividades desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de dois bolsistas BID com a prática docente por meio de aulas preparatórias para a XII Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Os planejamentos realizados e as aulas ministradas ocorreram entre os meses de abril e maio do ano corrente na E.E.M Joaquim Magalhães (Itapipoca - CE) e foram destinadas aos alunos devidamente aprovados para a segunda fase da OBB. Os temas que foram trabalhados pelos grupos de BID, responsáveis por ministrar essa atividade, contemplaram a Citologia, a Ecologia, a Genética, a Classificação biológica, a Bioquímica e a Evolução. Em resumo, essa ação colaborou para: (1) vivenciarmos a experiência de planejamento de uma aula, já que este é um momento fundamental da prática docente; (2) ministrar a aula previamente planejada, conduzindo discussões com os alunos acerca dos temas abordados; e, (3) desenvolver uma autoavaliação acerca das experiências vivenciadas e suas contribuições para o processo formativo inicial dos professores em formação inicial. Sendo assim, é notório perceber que as atividades propostas pelo PIBID intensificam o processo formativo, visto que o licenciando passa a ter um contato direto com o ambiente do qual futuramente irá fazer parte.