A GALINHA

FRANCISCA PIRES BEZERRA

Co-autores: ANA CELINA NUNES FRANÇA, JOSCILENE ALVES DE SOUSA e ANA LUISA NUNES DIÓGENES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A leitura e contação de histórias é uma arte que contribui para o desenvolvimento infantil. Neste processo o contador se utiliza de vários recursos que atraem a atenção dos ouvintes para as narrativas. Dentre os recursos existentes destacamos o material concreto, um objeto auxiliar e enriquecedor da narrativa. Cientes da contribuição desse recurso o presente estudo tem por objetivo apresentar um recurso lúdico que contribui na narração de diversas histórias. "A galinha" é um  material concreto utilizado na contação de várias histórias que possuem a galinha como personagem principal, tais como "Um Amor de Confusão", "A Galinha dos ovos de ouro", "O sanduíche da Maricota", "A Galinha Ruiva", "A Galinha Medrosa", dentre outras. Trata-se da representação do animal confeccionado com papelão recoberto com E.V.A. e tinta com cores fortes que atrai os olhares dos ouvintes. É um objeto lúdico que mobiliza a atenção da criança. Sua produção é simples e, ao mesmo tempo, rica, por estimular a criatividade daquele que o produz, assim como durante o seu uso. Feita com materiais acessíveis, reaproveitados, como caixas de papelão e retalhos de E.V.A. Sua produção favorece a concretização da história narrada, tornando ideias e conceitos mais próximos da realidade do universo infantil. Pode ser produzido juntamente com as crianças, onde proporciona autonomia, diversão e aprendizado de forma lúdica e interdisciplinar. Para que uma história realmente prenda a atenção da criança, o contador deve entretê-la de forma a despertar sua curiosidade. A utilização desse material proporciona que as cenas se desenrolem ao mesmo tempo em que desperta o interesse da criança pela personagem e permite que acompanhe todo o enredo. Posteriormente deve ser colocado à disposição das crianças para que tenham a liberdade de experimentar o reconto com o apoio material, além de serem estimuladas a lerem o livro. Conclui-se que a produção e utilização de objetos lúdicos para a contação e leitura de histórias contribui bastante para enriquecer as narrativas e envolver as crianças nesses momentos.